TOP 3 DOS MELHORES CAFÉS - ByFrox

TOP 3 DOS MELHORES CAFÉS

Anúncios

Para quem gosta de café, estar por dentro das novidades e de tudo o que o universo cafeeiro tem de melhor é uma regra. Ainda que falte oportunidade para provar todos os tipos que existem.

Anúncios

A produção se concentra nas regiões de maior atitude entre os trópicos, sendo essa a melhor condição para o seu cultivo que acontece, em cerca de 43 países, trazendo características únicas de produção e sabor para cada bebida.

Os melhores cafés do mundo

Marfim Preto, Hacienda La Esmeralda e Kopi Luwak: esses são considerados os melhores cafés do mundo.

A escolha dessa seleção leva em conta uma série de fatores, como:

  • o clima;
  • os países onde são produzidos os grãos;
  • a forma como o cafezal é cuidado;
  • como se trabalha com os grãos; e
  • de que forma é feito o armazenamento até que o produto chegue ao consumidor final.

Essas melhores marcas de café do mundo se preocupam com todos esses quesitos, que são de suma importância para o resultado do sabor do grão quando chega na mesa ou balcão do cliente.

Segundo a classificação, o ranking é feito com base no grão e no país de produção. Agora conheça os 3 melhores cafés do mundo:

1-Marfim Preto, Tailândia

Em primeiro lugar está o Marfim Preto, o responsável pela fermentação desse café é um animal, no caso do Marfim Preto, os bichinhos que fazem esse processo são ninguém mais ninguém menos que os elefantes.

Que são alimentados com os frutos, assim quando os grãos são descartados através das suas fezes, passam pelos processos de secagem e torra para então se tornarem os melhores do mundo: suaves, nada amargos e com notas terrosas.

2-Hacienda La Esmeralda, Panamá

Ocupando o segundo lugar, está o café Hacienda La Esmeralda, que é limpo, intensamente floral, levemente doce, rico em acidez e notas frutadas: essas são as principais características do grão cultivado no Panamá.

Eles são processados logo após a colheita e possuem sabor tão único que são encontramos comparações entre o café Hacienda La Esmeralda e os melhores vinhos do mundo.

3-Kopi Luwak, Indonésia

E em terceiro lugar e muito famoso por ser um dos cafés mais caros que existem, o Kopi Luwak se destaca pela sua forma exótica de produção.

A sua fermentação acontece de forma natural através de um mamífero conhecido como civeta, que ingere os grãos, libera ácidos e enzimas e os elimina nas fezes, quando é coletado pelos cultivadores.

Pode parecer super estranho, mas esse grão conquistou o título de terceiro melhor do mundo com seu aroma incrível de frutas vermelhas, levemente amargo e sem nenhuma acidez.

Como são avaliados os cafés do mundo?

Toda a avaliação é realizada pela Specialty Coffee Association (SCA), que possui uma Metodologia de Avaliação Sensorial classificando os grãos em tradicionais, superiores e especiais. Os quesitos levados em consideração para a avaliação são:

  • fragrância, aroma; uniformidade; ausência de defeitos; corpo; sabor; acidez; doçura; finalização e harmonia.

Depois é definidas as escalas de 0 a 100 para aprovação, então os cafés que ficam acima de 80 pontos são considerados especiais, de 60 a 70 pontos são superiores e entre 45 e 59 são tradicionais. Os que são classificados abaixo de 45 pontos não são recomendados para as pessoas.