Aplicativos de GPS para usar mesmo sem internet - ByFrox

Aplicativos de GPS para usar mesmo sem internet

Anúncios

Hoje em dia, antes de nos dirigirmos para onde desejamos, é comum darmos uma olhadinha na trajetória, não é mesmo?  Isso seja para calcular o tempo de viagem, observar o trânsito ou para se ter conhecimento de qual rua tomaremos.

Anúncios

Os aplicativos de GPS são muito úteis para nos ajudar em tudo isso que procuramos.  Eles também são úteis para acompanhar atividades de esportes ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e até mesmo para encontrar restaurantes e pontos turísticos.

Muitos aplicativos de GPS modernos são projetados para funcionar mesmo sem conexão à Internet. Isso quer dizer que não precisamos nos preocupar quando estamos no meio de uma estrada, por exemplo, e o sinal some. Estes aplicativos armazenam mapas e dados de navegação em seu dispositivo

Além disso, esses aplicativos são ótimos para aqueles que gostam de explorar a natureza e viajar para locais remotos. Com eles, você pode navegar com segurança e facilmente encontrar o caminho de volta para seu destino.

Alguns dos principais aplicativos de GPS incluem o Google Maps, o Waze e o MapsMet, entre outros. Vamos conhecer um pouquinho deles?

Google Maps

Como dito anteriormente, o Google Maps oferece a funcionalidade de mapas offline para uso tanto no  Android como no iOS. Para usá-lo, você precisa acessar o menu principal do app e selecionar a opção “Mapas offline”. Em seguida, toque em “Selecionar seu mapa” para definir a área que deseja fazer download.

O download costuma consumir cerca de 70 MB de armazenamento. Uma maneira de economizar espaço é baixar somente a rota. O mapa pode ser usado durante 30 dias, após o qual ele precisa ser atualizado. 

Durante este período, é possível usar o GPS para navegar sem necessidade de internet, mas não é possível usar rotas de transporte público, bicicleta ou a pé. Estará disponível somente a rota para quem está em carros.

Waze

O Waze funciona de uma maneira um pouquinho diferente do Google Maps. Para usar-lo sem internet, é necessário iniciar uma navegação antes de sair. Assim, quando estiver em um local com Wi-Fi ou sinal estável de dados móveis, é só procurar pelo destino final e iniciar a rota. 

Apesar de não mostrar informações sobre o trânsito, radares e rotas alternativas para evitar congestionamento, o aplicativo ainda usa os serviços de localização do celular para indicar o caminho. Quando a conexão for restabelecida, o Waze se atualizará automaticamente.

Ele não deixa de ser uma ótima opção para usarmos em qualquer momento, porém, não existe a opção de fazermos o download antes e utilizarmos a rota sem internet. Neste caso, o início do passeio deve ser com acesso a internet.  

Maps.me

O Maps.me é uma ótima opção de aplicativo para quem precisa se organizar e planejar melhor sua viagem. Ele também  oferece recursos de mapas offline, podendo ser usado em qualquer lugar, mesmo que não estejamos com conexão de internet, economizando também a bateria. 

Ele também nos possibilita criar listas de lugares para visitar e rotas com direções passo a passo. 

Além disso, ele também permite salvar as suas recordações para que você possa guardar para sempre as memórias da sua viagem. Assim, você pode otimizar o seu tempo e aproveitar ao máximo as suas férias!

Estes são alguns dos aplicativos que temos disponíveis hoje em dia. Podemos ver que eles evoluíram muito e tornaram-se extremamente úteis para ajudar as pessoas a se orientarem de forma segura e eficiente, mesmo quando não há conexão com a internet.

Existem vários aplicativos diferentes que oferecem funcionalidades únicas, como navegação offline, rotas de transporte público, listas de locais para visitar e até mesmo para salvar suas recordações de viagens. É só procurar o que melhor se adequa para você, e desfrutar bastante de tudo o que há disponível nas ferramentas de trabalho de cada um.